Rodrigo Carvalho (ex-Galocantô) lança o primeiro álbum solo.

Produzido pelos renomados João de Aquino (que assina a direção musical e os arranjos) e Tulio Feliciano (que faz a direção artística do disco e do show) o cantor, compositor e sambista carioca Rodrigo Carvalho (40) digno representante do atual samba carioca, com passagens pela banda de Beth Carvalho nos anos 90, e fundador e ex-vocalista do grupo Galocantô, lança o seu primeiro disco solo, “Rodrigo Carvalho” (independente). Cantor de timbre bonito, herdado dos antepassados negros, o mestiço Rodrigo Carvalho, comanda há três anos o Pagode do Biro, uma badalada roda de samba, que já virou referência da cena carioca. Com inéditas e regravações muito bem escolhidas, Rodrigo pincela um ar contemporâneo na interpretação de obras de importantes autores, como “Classificado” (Ernesto Pires e Sergio Fonseca), “Papo de Amador” (Zé Luiz do Império, Wanderley Monteiro e Luiz Carlos Máximo), “Jandirá” (Nelson Rufino) e “Aquarela Carioca” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento). O repertório inclui, ainda, sambas de jovens e talentosos compositores, entre eles “Não Cospe” (Juliano Juba, Augusto Bapt e Rodrigo Braga), e os autorais “Pra Casa Não Cair” (parceria com João Martins) e “Menina-Luz” (com Fred Camacho).

“Do repertório aos arranjos, passando por todos os processos de criação, gravar um disco é contar vários enredos da rua. Os compositores que conheci, as batucadas que presenciei… Tudo contribui para uma boa história de samba”, diz Rodrigo, conhecido como Biro. O álbum “Rodrigo Carvalho” traz instrumentistas com brilho próprio, da grandeza de Dirceu Leite nos sopros, Carlinhos 7 Cordas no violão, Marcos Esguleba e Zé Trambique nas percussões; e talentos da nova geração, com destaque para Gabriel de Aquino (violão de 6 cordas), Daniel Aranha (cavaquinho e bandolim) e Fabiano Segalote (trombone).

Ex- vocalista do Galocantô, considerado um dos principais grupos do cenário musical do Rio de Janeiro, com dois CDs indicados ao Prêmio da Música Brasileira (2007 e 2010), Rodrigo comandou o grupo por mais de 10 anos, subindo ao palco com artistas do quilate de Arlindo Cruz e Nei Lopes, entre outros. Nas quadras das escolas de samba, interpretou sambas-enredo em disputas no Império Serrano (onde foi campeão com Arlindo Cruz) e na Vila Isabel (com Moacyr Luz), entre outras escolas. Como compositor, foi finalista em concursos na Beija-Flor de Nilópolis e no Festival de Música da Escola Villa-Lobos, com a música “Fina Batucada”, parceria com Fred Camacho, e faixa título do primeiro CD do Galocantô.

Desde cedo Rodrigo freqüentou rodas de samba, da Lapa a Madureira, de Vila Isabel a Botafogo. Fato que lhe deu o conhecimento dos caminhos do samba e da vida como sambista. Cantor de timbre bonito, herdado dos antepassados negros, nos seus shows, apresenta as músicas com a energia e a cadência que o samba sugere. Do partido-alto ao samba de enredo, o repertório remete o público ao universo do cotidiano carioca.

Para ficar por dentro da programação, visite a página oficial do sambista: www.facebook.com/rodrigocarvalhosamba. ​

ASSESSORIA DE IMPRENSA – BELMIRA COMUNICAÇÃO: Monica Ramalho (21) 9.9163.0840 | 2535.7963 /monicaramalho.belmira@gmail.com


Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)