Ovos Rancheiros.

Ovos Rancheiros ou Ovos no Purgatório? O nome muda de acordo com a geografia, mas a base para o preparo desse prato é a mesma, e indiscutivelmente não pode faltar o molho de tomate ou o tomate fresco. Para mim tem gosto de infância, pois era uma das delícias preparadas por minha mãe, com o nome de Ovos com Molho de Tomate. Simplesmente delicioso!

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média cortada em fatias
2 dentes de alho amassados
2 colheres (chá) de páprica
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
1 pimentão pequeno, vermelho ou amarelo, cortado em fatias finas
1 xícara (250 ml) de molho de tomate feito em casa ou comprado pronto
5 a 6 azeitonas picadas
1 pitada de pimenta seca (chili) em flocos ou a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 a 6 ovos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ou pecorino, ralado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Torradas de pão para acompanhar

Modo de Preparo
Em uma frigideira antiaderante, grande, aqueça o azeite em fogo moderado e refogue a cebola e o alho. Junte o pimentão e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 4 a 5 minutos; adicione a páprica e a nóz-moscada; acrescente o molho de tomate e ½ xícara de água. Cozinhe por 5 minutos ou até a cebola e o pimentão ficarem macios; junte as azeitonas e a pimenta seca , caso esteja usando. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Quebre os ovos, um de cada vez, em uma tigelinha e adicione-os, um a um, sobre o molho, deixando um espaço entre eles. Tampe a panela, e deixe-os cozinhar, sem mexer, até as claras ficarem firmes e as gemas estarem no ponto desejado. Polvilhe com o queijo ralado, decore com a salsinha picada e sirva com torradas ou  pão fresco.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: O molho de tomate pode ser substituído por 4 a 5 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados. A noz-moscada aromatiza os ovos. Ela pode ser substituída por estragão seco.

Dica: Use ovos em temperatura ambiente, assim eles cozinharão mais rápidos.