Ovos Rancheiros.

Ovos Rancheiros ou Ovos no Purgatório? O nome muda de acordo com a geografia, mas a base para o preparo desse prato é a mesma, e indiscutivelmente não pode faltar o molho de tomate ou o tomate fresco. Para mim tem gosto de infância, pois era uma das delícias preparadas por minha mãe, com o nome de Ovos com Molho de Tomate. Simplesmente delicioso!

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média cortada em fatias
2 dentes de alho amassados
2 colheres (chá) de páprica
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
1 pimentão pequeno, vermelho ou amarelo, cortado em fatias finas
1 xícara (250 ml) de molho de tomate feito em casa ou comprado pronto
5 a 6 azeitonas picadas
1 pitada de pimenta seca (chili) em flocos ou a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 a 6 ovos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ou pecorino, ralado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Torradas de pão para acompanhar

Modo de Preparo
Em uma frigideira antiaderante, grande, aqueça o azeite em fogo moderado e refogue a cebola e o alho. Junte o pimentão e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 4 a 5 minutos; adicione a páprica e a nóz-moscada; acrescente o molho de tomate e ½ xícara de água. Cozinhe por 5 minutos ou até a cebola e o pimentão ficarem macios; junte as azeitonas e a pimenta seca , caso esteja usando. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Quebre os ovos, um de cada vez, em uma tigelinha e adicione-os, um a um, sobre o molho, deixando um espaço entre eles. Tampe a panela, e deixe-os cozinhar, sem mexer, até as claras ficarem firmes e as gemas estarem no ponto desejado. Polvilhe com o queijo ralado, decore com a salsinha picada e sirva com torradas ou  pão fresco.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: O molho de tomate pode ser substituído por 4 a 5 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados. A noz-moscada aromatiza os ovos. Ela pode ser substituída por estragão seco.

Dica: Use ovos em temperatura ambiente, assim eles cozinharão mais rápidos.

COMPARTILHE
Artigo anteriorVoos da Qatar Airways redirecionados pela crise no golfo pérsico
Próximo artigoMerkel diz que apoiará “de forma intensa” negociações UE-Mercosul
Bia Flores
Bia Flores é uma conhecida escritora da culinária residente em Boca Raton, Flórida, com uma forte apreciação para as receitas e suas histórias. Ela é a autora dos livros “O Mundo Culinário de Bia Flores” e “ Especialidades – Bolos – Biscoitos – Doces”. Bia Flores também escreve colunas de culinária para a mídia brasileira nos Estados Unidos, cujas receitas são muito bem recebidas pelos leitores. Outras receitas de Bia são postadas em seu Website – www.omundoculinario.com – que tem um bom fluxo de visitantes e apresenta, semanalmente, novidades da culinária ao seu público.