10.6 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  8:03
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Novo navio chinês pode “criar” ilhas artificiais em zona disputada

Pequim revelou seu novo navio, apelidado como "fabricante mágico de ilhas" por sua capacidade de construir ilhas artificiais. É considerado o maior e mais poderoso navio de dragagem na Ásia, dado que seu lançamento se dá em meio a disputas territoriais no Mar do Sul da China.

Novo navio chinês pode “criar” ilhas artificiais em zona disputada.

Pequim revelou seu novo navio, apelidado como “fabricante mágico de ilhas” por sua capacidade de construir ilhas artificiais. É considerado o maior e mais poderoso navio de dragagem na Ásia, dado que seu lançamento se dá em meio a disputas territoriais no Mar do Sul da China.
O nome do navio é Tian Kun Hao e ele foi lançado à água em Qidong, na província oriental de Jiangsu. Este é um navio de 140 metros que pode romper rochas submarinas e absorver areia, água e lodo, e logo movê-los até 15 km de distância.

Ademais, o navio é capaz de dragar até 6.000 metros cúbicos (cerca de duas piscinas olímpicas e meia) em uma hora a partir de uma profundidade de até 35 metros, informa China Daily citando uma declaração do Instituto de Desenho e Pesquisa Naval de Xangai, responsável pelo projeto do Tian Kun Hao.

Alguns meios de comunicação locais dizem que o navio é um “projeto de defesa militar”, que poderia ser usado para construir ilhas artificiais no território do mar do Sul da China, onde Pequim tem disputas territoriais com o Japão, Vietnã, Filipinas e outros países.

A disputa envolve as Ilhas Spratly e Paracel. Anteriormente, foi relatado que a China estaria desenvolvendo a construção de ilhas artificiais no arquipélago Spratly, onde aviões de combate e outros equipamentos militares estariam sendo colocados.

Em resposta às críticas subsequentes, Pequim observou que está operando em território soberano e, portanto, tem o direito de implantar lá equipamentos militares.