Nesta sexta-feira (14) marca um ano do terremoto de Kumamoto

Sexta-feira marca um ano desde que uma série de terremotos devastadores ocorreram em torno e na Província de Kumamoto, sudoeste de Japão.

Image © (Crianças andando entre casa em destroços em Mashiki, Kumamoto | Reprodução via http://newsok.com) Nesta sexta-feira (14) marca um ano do terremoto de Kumamoto - Apr/2017

Nesta sexta-feira (14) marca um ano do terremoto de Kumamoto.

Sexta-feira marca um ano desde que uma série de terremotos devastadores ocorreram em torno e na Província de Kumamoto, sudoeste de Japão.

O primeiro terremoto, com magnitude de 6,5, atingiu a região em 14 de abril do ano passado. Registou a intensidade máxima na escala sísmica japonesa de zero a 7.

A agência meteorológica disse que a região foi atingida, desde então, por 4.296 terremotos com uma intensidade de um ou mais a partir das 19:00 na quinta-feira. Eles incluem 2 tremores com uma intensidade de 7; 2 com 6 mais; e 3  com 6 menos.

A região registrou terremotos com uma intensidade de um ou mais em torno de 30 vezes por mês este ano.

Os focos dos terremotos foram rasos, a cerca de 10 quilômetros de profundidade. A agência está alertando as pessoas para permanecerem em alerta, pois futuros terremotos podem desencadear grandes choques.

A série de terremotos deixou 225 mortos. Destes, 169 morreram por razões reconhecidas como relacionadas aos terremotos, como o tempo ficando em abrigos.

Os terremotos danificaram ou destruíram cerca de 200 mil casas. Aproximadamente 47.000 pessoas ainda vivem em unidades temporárias.

Os terremotos também interromperam a infra-estrutura de transporte. O tráfego foi proibido em 12 seções de estradas. O serviço, em alguns segmentos ferroviários, também permanecem suspensos.