Moradores de rua do Japão são amparados por Brasileiros. Há cinco anos todos os sábados o Apóstolo Waldir Kowaltschuk abre as portas da sua Igreja, recebe e alimenta os moradores de rua da cidade de Nagoya no centro do Japão.

O Apóstolo Waldir Kowaltschuk é brasileiro formado em Geografia e História e ex-funcionário do banco do Estado do Paraná e hoje no comando da Igreja MIR, Ministério Internacional da Restauração (Nagoya) com sede em Manaus sob comando do Apóstolo Rene de Araújo Terranova. Chegou no Japão há 20 anos atrás e no início começou a igreja dentro do seu apartamento e hoje conta com mais de 120 brasileiros dentro da sua igreja .

Há cinco anos começou a servir uns 5 ou 6 conta o Apóstolo Waldir e hoje tem sábado que vem mais de 100 moradores de rua famintos. Eles chegam bem cedinho entram dentro da Igreja e recebem um café ou chá e comem um pãozinho e ficam sentados aguardando. Vem com a melhor roupa que tem dentro das sacolas ou mochilas surradas que carregam para onde for e a expressão na face é de cansaço e ao mesmo tempo um ar de tranquilidade por estar ali naquele momento, pois sabem que daqui a pouco poderão saciar a fome. Aos poucos a igreja vai se enchendo e hoje são quase oitenta homens e senhoras todos sentados e finalmente o Pastor Jefferson Alexandre Hatberg Nishi Kowaltschuk e sua esposa Sayoe iniciam uma breve orientação da palavra de Jesus através da Bíblia e alguns cânticos. Os moradores de rua acompanham atentamente e a uma impressão de que aquelas palavras são as únicas palavras de carinho que recebem ha muito tempo. Alguns acompanham tudo folheando a sua própria Bíblia em Japonês. A palavra é breve e vem a hora mais esperada, e eles formam uma fila bem organizada e não conseguem esconder a ansiedade e alegria em finalmente poder se alimentar, o sorriso no rosto é comovente. Quando será que se alimentaram pela ultima vez? Onde dormiram?

Os voluntários enchem os pratos e distribuem e todos se sentam e comem com uma rapidez surpreendente e logo formam a fila para pegar mais.

O Apóstolo Waldir acompanha tudo bem de perto e afirma com orgulho que faz isso a cinco anos não só para alimenta-los mas o grande objetivo é levar a palavra de Deus até eles, e já conseguiu converter um bom número . Houve uma vez, conta ele, que a policia japonesa o procurou e perguntou porque ele fazia isso. Que não era bom continuar fazendo isso pois o número de pessoas que viriam iria aumentar muito, pois no centro de Nagoya existem mais de 500 moradores de rua, e o policial ainda afirmou esse povo é desqualificado, não serve pra nada. Apostolo Waldir conta que ficou chocado com tal comentário. Eu dependo de contribuições, de caridades e jamais pretendo parar de alimentar esse povo com a palavra de Deus e um pouco de alimento. O povo japonês é um povo um pouco frio mas nós brasileiros somos diferentes afirma .

Todos os japoneses ao final vem e abaixam a cabeça, agradecem um por um e ganham uma sacolinha de mantimentos e silenciosamente vão saindo da igreja rumo aonde nem eles sabem, apenas para enfrentar mais um dia na RUA.

Obs. Aceita se doações:
Para quem gostaria de fazer uma contribuição :
Serão aceitos alimentos, roupas e cobertores .
Favor enviar para o endereço abaixo:
Aichi-ken Nagoya -shi Minato – ku
Kyuban-cho 3-3-1
Ocean Bldg 1 andar
tel : 052-651 7991

Muito Obrigado !!

Radio Shiga Texto e Fotos by Marcelo Hide