3.8 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  9:27
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Marinha da Coreia do Sul conduz treinamento em torno de Takeshima

Marinha da Coreia do Sul conduz treinamento em torno de Takeshima. A Marinha da Corea do Sul conduziu um exercício marítimo em torno das disputadas Ilhas Takeshima no Mar do Japão na quarta-feira.

O Japão apresentou um forte protesto, pois afirma a soberania territorial sobre as ilhas.

A Marinha da Coreia do Sul realiza os exercícios duas vezes por ano. A última foi em junho.

Autoridades navais sul-coreanas dizem que navios de guerra e aeronaves de patrulha participaram do exercício de quarta-feira, que visavam manter os intrusos fora das ilhas.

Eles disseram que o exercício foi conduzido para defender as ilhas e tinha sido organizado com antecedência.

O ministro da Embaixada do Japão em Seul, Hideo Suzuki, apresentou um forte protesto contra o exercício, ao telefone, com o chefe do Escritório de Assuntos Nórdicos do Sudeste Asiático, do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chung Byung-won.

Suzuki disse que as Ilhas Takeshima são uma parte inerente do território do Japão em termos de história e direito internacional.

A mídia sul-coreana disse que o exercício de quarta-feira foi, originalmente, agendado para 23 de novembro. Eles dizem que foi adiado porque as duas nações estavam programadas para assinar um acordo bilateral no mesmo dia, para compartilhar e proteger informações militares.