Maria Beraldo lançará single com direito a clipe em outubro.

Maria Beraldo (29), clarinetista, claronista, cantora e compositora, estará lançando no dia 3 de outubro, um novo single com direito a clipe. A cantora iniciou em 2016 seu trabalho solo tomando como força motriz a mulher através da desconstrução de normatividades de gênero e sexualidade, tendo como material musical as diversas vivências que teve nos últimos anos.

Com este mais recente trabalho se apresentou no Festival Música Estranha em 2016, SESC São Caetano em 2017, participou do Brognoli Acústico em Florianópolis sob direção de Hedra Rockenbach também em 2017 e vem se apresentando em pequenos espaços para música independente em São Paulo, enquanto se prepara para a gravação do seu primeiro disco.

Trabalha com Arrigo Barnabé como clarinetista e cantora em “Claras e Crocodilos”, a mais nova montagem do compositor de sua obra-prima de 1980, e em “O Neurótico e as Histéricas”, tendo viajado com estes trabalhos por diversas cidades no Brasil, Chile, Argentina e Itália.

É integrante da Quartabê, grupo de música instrumental que, transitando por diferentes sonoridades e referências musicais, do free jazz ao afrobeat, do eletrônico ao choro, é uma das bandas mais inventivas e originais da cena independente brasileira dos últimos anos. Formada em 2014, a convite do “Festival Moacir Santos” (Rio de Janeiro), a Quartabê se tornou, em pouco tempo de estrada, uma das principais referências da nova música experimental produzida no país.

Seu álbum de estreia, “Lição #1: Moacir”, apresenta releituras das músicas de Moacir Santos (1926 – 2006), compositor fundamental da música brasileira do séc. XX que sintetizou de maneira até então inédita a música negra brasileira, o jazz e a música orquestral contemporânea. O álbum foi lançado em 2015 através do ProAC e saudado pela crítica especializada.

Atualmente, a Quartabê tem se apresentado nos mais importantes festivais e circuitos do Brasil – Jazz na Fábrica (São Paulo), Savassi Festival (Minas Gerais), Festival de Guaramiranga (Ceará), Rec-Beat (Pernambuco), Ilhabela in Jazz (São Paulo). Ainda em homenagem a Moacir, a Quartabê lançou em junho de 2017 o EP “DEPÊ” com participações de Arrigo Barnabé, Tulipa Ruiz, Mc Soffia, Juçara Marçal e Tim Bernardes. O grupo iniciou uma turnê em setembro pelo sul do Brasil e em breve estará se apresentando pela Europa.

Maria Beraldo teve sua canção “Da Menor Importância” gravada por Lineker em seu mais recente CD lançado em 2016, além de ter participado do mesmo disco como clarinetista. Participa dos trabalhos de Dante Ozzetti (com quem gravou o álbum Amazônia Órbita) Patrícia Bastos, André Mehmari, Manu Maltez (com quem gravou “O Rabequeiro Maneta”), Iara Rennó (com quem gravou “Arco”), Negro Leo, entre outros, além de integrar o trio vocal Bolerinho. Trabalha com Diogo Granato em projetos de improvisação em dança e música.

Em 2007 teve 2a colocação no prêmio de composição do Guarulhos Instrumental, e gravou o CD “Abrideira” com seu grupo “Fina Estampa” sob direção de Maurício Carrilho, lançado pela Caixa Cultural. É mestre em Música desde 2013 e Bacharel em Música Popular desde 2009 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Maria nasceu em Florianópolis onde estudou música desde os 6 anos de idade na Compasso Aberto Escola Livre de Música, tendo feito aulas de flauta doce, coral, piano, e estudado bateria e clarinete até os 17 anos. Durante este período frequentou as Oficinas de Música de Curitiba, Itajaí e Joinville onde fez aulas de clarinete, bateria e práticas em conjunto com Nailor Proveta, Paulo Moura, Paulo Sérgio Santos, Maurício Carrilho, Nenê, Robertinho Silva, entre outros professores. Aos 17 anos ingressou na UNICAMP no curso de Música Popular, e se formou em 2009; em 2011 ingressou, na mesma instituição, no Mestrado em Práticas Interpretativas, que concluiu em 2013. Abaixo a agenda do Quartabê no mês de setembro.

Facebook: https://www.facebook.com/beraldomaria/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)