Kishida: Diálogo norte-americano deve preceder ação militar

O ministro japonês das Relações Exteriores disse que os EUA devem consultar Tóquio antes de tomar uma ação militar contra a Coréia do Norte, a partir de qualquer base em solo japonês.

Image © (Ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida | Reprodução via https://alchetron.com) Kishida: Diálogo norte-americano deve preceder ação militar - Apr/2017

Kishida: Diálogo norte-americano deve preceder ação militar.

O ministro japonês das Relações Exteriores disse que os EUA devem consultar Tóquio antes de tomar uma ação militar contra a Coréia do Norte, a partir de qualquer base em solo japonês.

Fumio Kishida fez o comentário nesta quinta-feira (20) durante uma reunião da comissão da Câmara Alta, sobre assuntos externos e defesa.

Ele foi questionado sobre como o governo iria responder a uma possível ação militar dos EUA contra o Norte. Ele respondeu que os EUA são obrigados a consultar Tóquio antes de usar uma instalação ou uma área no Japão, como base para realizar operações de combate.

Ele disse que é uma obrigação estipulada pelo tratado de segurança Japão-EUA.

Kishida citou bombardeios por aviões, envio de para-quedistas em zonas de combate e operações de aterrissagem por forças terrestres, como exemplos de ação militar.

Ele disse que as decisões de realizar consultas seriam feitas caso a caso.

Ele acrescentou que os EUA ainda não procuraram o consentimento do Japão para usar uma base, para quaisquer operações militares.