5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  8:52
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Kim Jong-un “aberto” ao diálogo com o Japão

O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, teria dito que estava aberto ao diálogo com o Japão durante a cúpula de terça-feira (12), em Singapura com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Kim Jong-un “aberto” ao diálogo com o Japão.

O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, teria dito que estava aberto ao diálogo com o Japão durante a cúpula de terça-feira (12), em Singapura com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Uma fonte do governo japonês disse nesta quinta-feira (14), que Trump disse ao primeiro-ministro, Shinzo Abe, que Kim estava aberto ao diálogo com o Japão. A fonte relatou que Trump sugeriu a Abe que as negociações sobre a questão dos sequestros deveriam ser conduzidas junto com aquelas sobre a desnuclearização da Coreia do Norte e que o Japão deveria ter um papel fundamental.

Trump falou por telefone com Abe na noite de terça-feira (12), quando retornava para os EUA.

Abe disse a repórteres que Trump expressou claramente a posição do Japão sobre a questão dos sequestros ao ditador norte-coreano. Abe não deu detalhes.

Ele enfatizou que, se uma cúpula Japão-Coreia do Norte for realizada, é crucial que as conversações levem a uma solução da questão dos sequestros, junto com as questões das armas nucleares e dos mísseis da Coreia do Norte.

Yoshihide Suga, secretário-geral do gabinete, ecoou os comentários de Abe quando falou aos repórteres nesta quinta-feira.

Ele disse que o governo japonês está abordando o assunto de várias maneiras, e está determinado a resolver a questão dos sequestros por meio de negociações diretas com Pyongyang, com forte apoio do presidente Trump.

Suga disse que nada foi decidido ainda sobre uma cúpula com a Coreia do Norte, ele disse, porém, que espera ver uma cúpula que leve à solução dos problemas das armas nucleares e mísseis da Coreia do Norte e, acima de tudo, dos seuquestros de cidadãos japoneses.