3.8 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  10:09
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão anuncia contra medidas para a estatua de Busan

Japão anuncia contra medidas para a estatua de Busan. O secretário-geral de Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, anunciou as contra medidas de Tóquio contra a construção de uma estátua que simboliza as “mulheres de conforto”, na frente do Consulado Geral do Japão em Busan, Coréia do Sul.

Suga falou aos repórteres, na sexta-feira, sobre a estátua que foi montada por um grupo cívico.

Ele disse que os governos do Japão e Coréia do Sul confirmaram, em um acordo de 2015, resolver a questão das “mulheres de conforto” de forma definitiva e irreversível.

Ele disse que é extremamente lamentável que a construção da estátua, apesar do acordo, terá um impacto desfavorável sobre as relações bilaterais.

Ele também disse que a medida é contra a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, que exige que os países de acolhimento protejam as missões diplomáticas do comprometimento de sua dignidade.

Suga anunciou o regresso, temporário, ao Japão do seu embaixador na Coreia do Sul e do Cônsul Geral em Busan, acrescentando que o Japão também suspenderá as conversações bilaterais sobre a retomada de um acordo de troca de moeda, adiará as negociações bilaterais de alto nível econômico e cancelará a participação de oficiais do consulado geral japonês em eventos relacionados com a cidade de Busan.

Suga disse que o Japão exige a rápida remoção da estátua pelo governo sul-coreano.

Ele também disse que o Japão já notificou a Coréia do Sul das contra medidas.

Ele disse que o governo fará uma avaliação abrangente da situação, para decidir quanto tempo as medidas permanecerão em vigor.

Suga disse que é extremamente lamentável que o Japão não tivesse outra opção senão tomar tais medidas contra a Coréia do Sul, que é um importante vizinho do Japão.

Ele disse que tem um forte desejo de que a Coréia do Sul cumpra o prometido pelos dois países.