13.2 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  1:33
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Intensificação de terremotos no Japão

O Japão passa atualmente por período de intensa atividade sísmica e vulcânica, com maior probabilidade de terremotos e  erupções por todo seu território.
Devido à experiência histórica do país com fenômenos naturais desse tipo, que são comuns, o Japão conta com infraestrutura e tecnologia para lidar com esses eventos, estando as autoridades locais preparadas para eventuais catástrofes.
Entretanto, em caso de tremor de alta intensidade, especialmente em áreas de concentração urbana, existe possibilidade de que os efeitos sejam mais severos. Sendo assim, faz-se importante que os residentes e visitantes estejam informados sobre como proceder em casos de emergência.

AVISO AOS TURISTAS
Embora não se possa precisar quando e qual será a intensidade do próximo terremoto, recomenda-se alguns cuidados ao viajante, principalmente em se evitar, sempre que possível, algumas áreas que oferecem maiores riscos.
É importante, nesse sentido, atenção aos alertas locais e avisos sobre evacuações, principalmente em cidades litorâneas, no caso de ocorrência de forte tremor, pelo risco  de tsunami.

COMUNIDADES BRASILEIRAS EM REGIÕES DE RISCO
Recomenda-se aos brasileiros que se encontrem próximos às regiões de risco que estejam preparados e que tenham conhecimento dos procedimentos aconselhados em casos de emergência.
Sugere-se que procurem se informar, junto às autoridades locais, sobre as áreas de evacuação mais próximas, bem como tenham plano, junto à família e amigos, de como proceder e para onde evacuar caso haja abalo de alta intensidade.
Pede-se, ainda, que se mantenha atualizado o cadastro junto ao Consulado mais próximo, bem como informar o Consulado em caso de emergências. O Brasil possui Consulados-Gerais em Tóquio, NagóiaHamamatsu. Para saber a jurisdição de cada Consulado, clique aqui.

ÁREAS ATUALMENTE EM ALERTA

Abaixo, seguem algumas das regiões cujas autoridades japonesas emitiram sinais de alerta (atualizado em junho de 2015)

  • Ilhas Ryukyu: aviso de evacuação (alerta nível 5), devido à erupção do vulcão Kuchinoerabujima.
  • Região de Honshu, Chubu: a área próxima ao vulcão Ontakesandeve ser evitada (alerta 3, segundo as autoridades japonesas, de se evitar o vulcão),
  • Sakurajima, em Kyushu: também em alerta de nível 3.
  • Região de Kanto: a área mais próxima ao vulcão de Hakone(Hakoneyama) encontra-se atualmente em nível de alerta 2 (não se aproximar da cratera do vulcão).

VIAGENS A FUKUSHIMA
Sugere-se que o visitante brasileiro esteja atento aos riscos da região de Fukushima, atingida pelo tsunami de 2011, uma vez que em suas proximidades ainda se encontram focos de radiação acima do tolerável para a saúde humana.

 

portalconsular.mre.gov.br

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)