Espaguete com atum – spaghetti all tonno – é um clássico da culinária italiana e tem uma saudável combinação de dois ingredientes, atum e anchovas, que são absolutamente nutritivos e devem fazer parte da nossa dieta alimentar por serem ricos em omêga 3 (ácidos gordos acreditados serem responsáveis pelos benefícios cardiovasculares em se comer peixes) e uma excelente fonte de proteína, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro, potássio, DMAE, um composto que pode melhorar a função cerebral. Agora, você já tem todos os motivos para colocar este prato no seu cardápio top.

Por uma questão de preferência, uso massa espaguete integral – Whole wheat pasta.

Ingredientes
2 latas (113 g cada) de atum, escorrido
4 a 5 filés de anchovas, em conserva, escorridos
½ xícara (125 ml) de azeite de oliva
12 a 15 azeitonas pretas, sem caroços, picadas grosseiramente
¾ de xícara de folhas de salsinha, picadas grosseiramente
2 dentes de alho picados
⅔ de xícara (175 ml) de sour cream ou crème fraîche (veja a dica)
450 g de massa tipo espaguete
2 colheres (sopa) de manteiga
Pimenta-do-reino moída a gosto
Pimenta em flocos (opcional)
Sal
Azeitonas inteiras e salsinha picada para decorar

Modo de Preparo

No processador ou liquidificador, coloque o atum, as anchovas, o azeite, as azeitonas, a salsinha e o alho picados, e processe ou bata os ingredientes, ligando e desligando o aparelho, até que fiquem bem misturados. Adicione o sour cream ou crème fraîche e processe ou bata rapidamente.

Em um caldeirão com bastante água fervente temperada com sal, cozinhe a massa até ficar al dente. Escorra, volte a massa à panela e leve-a ao fogo moderado. Junte a manteiga e misture. Adicione o creme de atum e misture ligeiramente com 2 garfos grandes. Deixe no fogo por 2 ou 3 minutos ou até ficar bem aquecida. Prove o sabor. Tempere com a pimenta do reino e a pimenta em flocos (caso esteja usando). Se necessário, adicione o sal. Decore com azeitonas inteiras e salsinha picada. Sirva logo.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Para esta receita, recomendo Atum em água – Albacore tuna in water. Se você não aprecia o sabor forte da anchova, diminua a quantidade dela ou use alcaparras escorridas.

Dica: O sour cream e o crème fraîche são facilmente encontrados nos supermercados americanos. Ambos deixam a massa com uma textura mais leve, mas você poderá usar creme de leite light ou iogurte natural como substitutos.