10.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  7:19
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Duterte declara separação dos EUA

Duterte declara separação dos EUA. O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou uma mudança no foco da política externa de seu país, dos EUA para a China.

Duterte dirigiu uma reunião de negócios em Pequim, na quinta-feira, e disse que ele anuncia sua separação dos Estados Unidos, tanto militar como economicamente.

No começo do dia, Duterte encontrou-se com o presidente chinês, Xi Jinping. Os dois líderes evitaram discussões detalhadas sobre as disputas territoriais no Mar da China Meridional e concordaram em melhorar as relações.

Eles também concordaram que a China irá apoiar as Filipinas com a ajuda econômica, incluindo a infra-estrutura e agricultura.

O gabinete presidencial filipino diz que Xi ofereceu mais de 9 bilhões de dólares em empréstimos. A China deverá emitir um montante total de 13,5 bilhões de dólares em assistência econômica, incluindo investimento privado, durante a visita de Duterte.

As Filipinas são um aliado de os EUA, que tem uma política externa de reequilíbrio para a Ásia. Porém, Duterte esclareceu sua postura de colocar maior ênfase em laços com a China, em vez de os EUA, após a enorme oferta de ajuda econômica.