Doce de banana com creme e merengue.

Esta sobremesa tem sido uma das minhas favoritas. Se você nunca fez merengue antes, verá que nesta receita ele é relativamente simples no preparo e surpreendentemente saboroso.

Ingredientes

Calda caramelo
¾ xícara (170 g) de açúcar
½ xícara de água (125 ml) misturada com 2 colheres (sopa) de suco de limão
4 a 6 bananas-pratas médias, maduras mas ainda firmes

Creme:
3 xícaras (720 ml) de leite
½ xícara (90 g) de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
4 gemas
¼ de xícara (30 g) de maisena
1 pitada de sal

Merengue
4 claras

Modo de Preparo

Caramelo: em uma panela média, coloque o açúcar, leve ao fogo baixo e deixe derreter, sem mexer. Aumente o fogo para médio e deixe cozinhar até o açúcar formar um caramelo ligeiramente dourado ou com cor de avelã. Retire a panela do fogo e acrescente a água aos poucos. Leve a panela de volta ao fogo, deixe o caramelo dissolver e formar uma calda.  Adicione as bananas e cozinhe até que fiquem macias, mas sem desmanchar. Vire-as de vez em quando. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque numa vasilha de servir junto com o caramelo.

Creme: em uma panela média, misture o leite, metade do açúcar e a baunilha, leve ao fogo moderado e, quando iniciar a fervura, retire do fogo tampe a panela e deixe de lado. Numa tigela média, coloque as gemas, a maisena, o sal e o restante do açúcar. Bata até formar uma pasta macia e esbranquiçada; acrescente aos poucos o leite e misture bem; transfira para uma panela e leve ao fogo moderado. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e coloque sobre as bananas (o creme irá descer e juntar com a calda).

Merengue: em uma frigideira grande, coloque água com profundidade de 2,5  cm aproximadamente. Leve ao fogo baixo e deixe ficar em ponto de fervura. Enquanto isso, bata as claras até formar picos firmes. Cubra uma peneira com papel-toalha e deixe ao lado da panela. Com uma colher grande, retire porções das claras batidas e coloque na superficie da água quente. Deixe cozinhar por 1 minuto. Retire usando uma escumadeira, coloque sobre o papel-toalha e deixe escorrer. Depois arrume-as sobre o creme. Cubra e leve à geladeira. No momento de servir decore com casca de limão, chocolate picado ou a gosto.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: A essência de baunilha pode ser substituida  por 1 pau de canela, descarte-o no momento de acrescentar o leite à mistura das gemas.

Dica: Use uma panela de fundo grosso para preparar a calda e conseguir a cor certa. Se a calda fica com cor clara ficará sem sabor e com a cor escura terá sabor de queimado. Portanto, nesta etapa você precisará apenas do ‘olhômetro’. Deixe de lado uma avelã para fazer a comparação.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)