Claudio Fontana: A trajetória de cantor que completou 70 anos. Claudio Fontana, cantor e compositor maranhense, comemorou no dia 14/07/2015 os seus 70 anos em grande estilo com uma festa em sua homenagem, promovida pelo Sidney Oliveira da rede de Drogarias Ultrafarma.

a4271

A festa foi um Ultrabaile no tradicional Clube Homs-São Paulo, na Avenida Paulista, com a presença de fãs, amigos e convidados que estiveram presentes para prestigiarem o aniversariante. A festa contou com vários artistas que cantaram suas canções relembrando vários sucessos. Entre os convidados estiveram os cantores Donizete, Tony Angeli, Claudio Roberto, Ângelo Máximo, Nilton Cesar, Quirino Filho, Joelma entre outros.

Foram prestigiar o aniversariante os padres Abério e Armênio Rodrigues Oliveira e o comediante Ivo Holanda. A apresentação ficou por conta do comunicador João Ferreira.

Claudio Fontana começou sua carreira artística em São Luis do Maranhão, participando de programas infantis onde ganhou muitos concursos de canto. Apresentou um programa de Televisão pela TV-Difusora – Canal 4, chamado “Bar de Melodias”, onde dividia a apresentação com o grande locutor da época (1963/64), Leonor Filho e “Nonato e Seu Conjunto”. Nessa oportunidade, cantava “Bossa-Nova” e sucessos populares da época. Em 31 de dezembro de 1964, partiu para o Rio de Janeiro com o sonho de conquistar todo o Brasil, cantando e compondo.547407_420454361326315_334298932_n

Lá, conheceu e mostrou seu trabalho para pessoas importantes, artisticamente, na época, como: Carlos Imperial, (descobridor de Roberto Carlos),Wilton Franco (grande produtor de musicais na TV Excelsior-Rio), Sr. Barros, assessor artístico de Cauby Peixoto, Osmar Navarro (cantor, compositor e Produtor da Gravadora Phillips – Rio). Mas foi o empresário Genival Melo, que numa tarde de sábado de 1967, no Programa “Festa do Bolinha” – apresentado por Jair de Taumaturgo (TV-Rio-Canal 13 ), ao escutar uma musica de Claudio Fontana e Robert Livi (produtor de Julio Iglesias) – “Não Posso Controlar Meu Pensamento” e “Dôce De Côco”, quem lhe deu a primeira grande oportunidade, gravando esta musica com o cantor Wanderley Cardoso, seu contratado na época. Estas canções alcançariam os primeiros lugares das paradas de Sucesso daquele ano, sendo então o ponta-pé inicial das canções que Claudio Fontana gravaria daí pra frente com muitos cantores.

Em 1968 foi para São Paulo, onde gravou seus dois primeiros discos pela Gravadora Copacabana. Mas foi em 1970 que “estourou” em todo o Brasil com a música de autoria de Geraldo Nunes, chamada “Adeus Ingrata”. Além de mais de 100 mil cópias vendidas, ganhou também o Troféu Chico Viola, da TV-Record, entregue pelas mãos do grande comunicador Kalil Filho. Com o sucesso da musica “Adeus Ingrata”, chegou ainda a participar duas vezes do programa Jovem Guarda, do Roberto Carlos. A carreira de Claudio Fontana acabava de “decolar” e Genival Melo, seu empresário, formava um novo trio de cantores populares de sucesso, viajando por todo o Brasil: Nelson Ned (O Pequeno Gigante da Canção), Antonio Marcos (O Novo Preferido da Juventude), Claudio Fontana (O Perigo Moreno da Juventude). A consolidação do sucesso como cantor de Claudio Fontana se deu, entretanto, quando passou a fazer parte do quadro de maior sucesso do Comunicador Silvio Santos na TV-Globo-“Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos”, ao lado de outros cantores como: Paulo Sérgio, Antonio Marcos, Wanderley Cardoso, Tony Angely, Ary Sanchez, Djalma Lúcio, Jerry Adriani, Artuzinho entre outros. Nas décadas de 70/80, fez muitos sucessos como compositor, além de participar de Festivais Internacionais, como por exemplo: o Festival Internacional de La Cancion – de PIRIÁPOLIS, no Uruguai, onde participou várias vezes.

A primeira vez foi com a canção “Se Jesus Fosse um Homem de Cor”, defendida pelo cantor/ator da TV-Globo Tony Tornado, em 1973. Em 1975, mais uma vez participava como autor e de parceria com Antonio Marcos, com a canção “Amor Pela Primeira Vez”, defendida pelo cantor Claudio Roberto, conseguindo o quarto lugar. Em 1976, a cantora Sonia Maia, colocaria a canção “Vamos Caminhar Juntos” em Primeiro Lugar, indo assim parar nas mãos do compositor Claudio Fontana o troféu do “XI Festival Internacional De La Cancion De Costa a Costa”. No “I Festival da Canção do Panamá” (1976), com a canção “Que sejas Feliz” defendida e interpretada pela cantora brasileira Carmen Silva, Claudio Fontana conseguiu a terceira colocação. A musica “Mi Amor és Mas Joven Que Yo”, de autoria de Claudio Fontana, gravada em 1972 na Gravadora Alhambra da Espanha, se tornaria o primeiro sucesso popular de Julio Iglesias. Em 1974, o compositor Claudio Fontana, chegou ao Primeiro Lugar da Parada no Mercado Latino-Americano, com a musica de sua autoria “Feliz Cumpleãnos Querida Mia” – “Happy Birthday My Darling”, ” Parabéns, Parabéns Querida”, gravada pelo cantor Nelson Ned e aqui no Brasil pelo cantor Claudio Roberto. É porém a musica “O Homem De Nazareth”, gravada pelo cantor Antonio Marcos (1973), Chitãozinho & Xororó (1997) e mais de 40 regravações com artistas cantores diferentes, o marco da sua carreira como autor, chegando a ultrapassar até hoje a casa de mais de 5 milhões de unidades vendidas desta musica, entre CDs, LPs, compactos, fitas-cassetes, etc.. Foi também regravada em vários idiomas como Inglês, Espanhol, Alemão e Italiano. Claudio Fontana continua cantando e já compôs para muitos cantores de sucesso, como: Julio Iglesias (Mi amor és mas joven que yo), Chitãozinho & Xororó (O Homem de Nazareth – Choro Apaixonado), Nelson Ned ( Parabéns, parabéns querida – Romântico), Antonio Marcos (O Homem de Nazareth” – Minha amiga, minha namorada), Wanderley Cardoso (Doce de Côco – Não posso controlar meu pensamento), Agnaldo Timotéo (Eu hoje vou sair prá buscar você), Angela Maria (Prisioneira), Jair Rodrigues (Todo brasileiro – A idade do homem), Altemar Dutra (Onde está você), Originais Do Samba (Sandwich de artistas), Eliana (Olha o passarinho – Come que a mamãe fica contente – Bizuca – A arca de Noé – Orquestra dos Mosquitos), João Mineiro e Marciano – Irmãs Galvão – Cascatinha e Inhana – Lourenço e Lourival – Grupo Karametade – Vanusa – As Mineirinhas – Palhaços Atchim e Espirro – Barros de Alencar – Gilberto Barros – Roberto Losan – Paulo Barboza – Grupo Abolisamba – Beto & Betinho – Mococa e Paraíso – Raimundo José – (Pe. Juarez De Castro e a música “O Médico Dos Médicos” ), Grupo Fat Family.11181582_587179534758053_5766492456884100151_n

Em 1982, Claudio Fontana lançou pela West Side Latino Records, seu LP em espanhol e se apresentou no Canal Latino de TV em Nova York e no “Casa Cuba Club”, de cubanos que residem em Porto Rico. Em 1985, Claudio Fontana formou com sua esposa Malú e seus filhos “A Família Chocolate” e teve um programa especial de TV que foi ao ar pela Rede Vida de Televisão, às 21 horas, aos domingos, durantes 5 anos, terminando em 2001 quando sua filha Marcele foi estudar musica em Boston, na “Berklee School Of Music” e hoje mora em Los Angeles, onde continua sua carreira artistica. Seu filho “Claudio Sá”, após formar-se em Sociologia na PUC-SP, estudou Inglês durante um ano em Los Angeles – voltou ao Brasil onde terminou seu Mestrado em Ciências Sociais na PUC . Claudio Fontana, recentemente, lançou um livro chamado “A História Da Vida De Frei Galvão – Literatura de Cordel” e 2 CDs homenageando O primeiro Santo Brasileiro. Claudio Fontana continua fazendo shows pelo Brasil, compondo e gravando suas canções com novos artistas e administrando sua “Editora Musical Homem De Nazareth P.P.Art.Ltda”.

O cantor apresenta o Programa Popular “Claudio Fontana Lembrando os Bons Tempos da Jovem Guarda”, na TVULTRAFARMA –www.tvultrafarma.com.br, onde apresenta seus amigos de caminhada musical desde o tempo da Jovem Guarda, onde canta suas canções da época , interage por telefone (whatsapp) com o Brasil inteiro que assiste o programa, seja por Internet ou Parabólicas e apresenta também Clips dos maiores ídolos Brasileiros, como Roberto Carlos , Erasmo Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani, e tantos outros. Já no Programa Religioso “Devoto de Frei Galvão, ele dá o seu Testemunho de Fé em Jesus, o Homem de Nazareth e no Primeiro Santo Brasileiro, São Frei Galvão. Claudio Fontana diz: O homem sem fé, não é ninguém!

Radio Shiga by Cleo Oshiro

Flyer Claudio Fontana Red 1

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)