9.9 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  3:22
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

China executa três acusados do ataque na estação de Kunming

Três homens condenados por envolvimento no ataque faca na estação de Kunming foram executados, segundo um tribunal chines.

Iskandar Ehet, Turgun Tohtunyaz e Hasayn Muhammad foram condenados em setembro pelos crimes de assassinato e terrorismo.

O ataque na estação de Kunming em março 2014 deixou 31 pessoas mortas e mais de 140 feridos. Isso causou um choque em toda a China.

Pequim culpou os extremistas muçulmanos de Xinjiang, próximo à Ásia Central.

Xinjiang é o lar da minoria muçulmana uigur. Tem se presenciado uma série de ataques violentos e confrontos que Pequim atribui a separatistas inspirados por grupos terroristas de fora da China.

Os ativistas uigures dizem que a supressão das liberdades religiosa e cultural dos moradores está alimentando tumultos na região e ataques em outras partes da China.

Segundo a polícia, os três homens não participaram do ataque na estação de ataque Kunming, mas tinha treinado para atividades terroristas, conforme noticias da agência de notícias estatal Xinhua. Eles foram presos dois dias antes do ataque, quando eles estavam tentando deixar a China.

Eles foram condenados à morte na terça-feira de acordo com o Tribunal Popular de Kunming.

A polícia matou a tiros quatro outros assaltantes durante o ataque. Uma mulher foi condenado à prisão perpétua.

Fonte: bbc.com