Bolo de limão e iogurte.

Este bolo tem textura macia e o sabor de limão é inconfundível. Pode ser assado em forma decorativa ou não. Os ingredientes são simples e é importante que todos eles estejam em temperatura ambiente.

Ingredientes
Para o bolo
2 ½ xícaras (350 g) de farinha de trigo
½ xícara (60 g) de maisena
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
¾ de xícara ( 200 g) de manteiga
1 ½ xícara (300 g) de açúcar granulado
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 ovos levemente batidos
1 xícara (250 g) de iogurte natural
1 colher (chá) de casca ralada de limão

Para a glace
2 colheres (sopa) de mel
⅓ de xícara (70 g) de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo

Coloque a grade na parte do meio do forno e preaqueça a 325°F (165°C). Unte uma forma decorativa de 14 x 29 cm. Polvilhe com farinha de trigo e sacuda para retirar o excesso.

Faça o bolo: sobre uma tigela grande, peneira a farinha, a maisena, o fermento, o bicarbonato e o sal. Misture e reserve.

Na tigela grande da batedeira, em velocidade média, bata a manteiga até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata por 5 minutos. Adicione os ovos, um pouquinho de cada vez, e continue batendo até a mistura ficar esbranquiçada. Reduza a velocidade e adicione os ingrediente secos peneirados, alternando com iogurte. Depois de cada adição, bata somente até os ingredientes incorporarem. Junte a casca de limão e misture delicadamente com uma espátula. Transfira para a forma preparada e espalhe a massa deixando as laterais mais alta que o centro. Leve ao forno por 1 hora a 1:15 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos na forma.

Enquanto isso, prepare a glace: em uma panela pequena, sob fogo baixo, aqueça o mel sem deixar ferver. Coloque o açúcar em uma tigela, acrescente o mel aquecido e o suco de limão e misture bem.

Desenforme o bolo sobre um prato de servir e com a ajuda de um pincel, espalhe a glace por toda a superfície. Espere o bolo esfriar completamente, por no mínimo duas horas antes de servir, para liberar o sabor do limão. Enfeite a gosto.

Rendimento: 14 a 16 porções

Sugestão: Para untar as formas decorativas, use gordura vegetal em vez de manteiga, assim o bolo desenformará mais facilmente.

Dica: O bolo pode ser assada em duas formas de 24,5 cm de diâmetro, depois recheado e coberto a gosto.