Bolo de iogurte com leite condensado e coco (Especial Dia das Mães).

Para preparar este bolo, usei a receita do bolo de limão com iogurte. Para o recheio, a clássica e deliciosa mistura de leite condensado com coco e morangos em fatias. Inspirada na nova onda do “Bolo Nu”, bolo sem cobertura de glacê, decidi cobrí-lo pela metade com marshmallow deixando-o semi-nú. Resultado: além da harmoniosa combinação de ingredientes que o deixou irresistível, ao ser servido, ele foi batizado por decisão unânime como“Bolo da Mamãe”.

Ingredientes
Para o bolo
2 ½ xícaras (350 g) de farinha de trigo
½ xícara (60 g) de maisena
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
¾ de xícara (200 g) de manteiga
1 ½ xícara (300 g) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 ovos levemente batidos
1 xícara (250 g) de iogurte natural
1 colher (chá) de casca ralada de limão

Para o recheio
1 lata de leite condensado
½ lata de leite (use a lata vazia para medir)
4 colheres (sopa) de coco ralado
1 gema (reserve a clara para usar na cobertura (marshmallow)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal
6 morangos grandes cortados em fatias finas

Para o marshmallow
4 colheres (sopa) de karo
½ xícara (100 g) de açúcar
⅓ de xícara (75 ml) de água
2 a 3 colheres (sopa) de suco de limão
1 clara

Modo de Preparo

Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente. Coloque a grade na parte do meio do forno e preaqueça a 350°F (180°C). Pincele com manteiga duas formas de 23,5 cm de diâmetro. Forre com papel impermeável e depois unte bem. Polvilhe com farinha de trigo e reserve.

Faça o bolo: sobre uma tigela grande, peneire a farinha, a maisena, o fermento, o bicarbonato e o sal. Misture e deixe de lado.

Na tigela grande da batedeira, em velocidade média, bata a manteiga até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata por 5 minutos. Adicione os ovos, um pouquinho de cada vez, e continue batendo até a mistura ficar esbranquiçada. Reduza a velocidade e adicione os ingredientes secos peneirados, alternando com o iogurte. Depois de cada adição, bata somente até os ingredientes incorporarem. Junte a casca de limão e misture delicadamente com uma espátula. Transfira para as formas preparadas e alise a superfície com a espátula. Leve para assar por 35 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos na forma. Desenforme, retire o papel e deixe esfriar completamente.

Faça o recheio:em uma panela média, coloque todos os ingredientes do recheio com excessão dos morangos. Leve ao fogo moderado e cozinhe mexendo sempre por 15 minutos ou até ficar com uma consistência de bala mole. Retire do fogo e deixe esfriar.

Faça o marshmallow-cobertura: em uma panela pequena, coloque o karo, o açúcar, a água e 2 colheres (sopa) de suco de limão. Leve ao fogo moderado e cozinhe até o ponto de fio grosso (teste, colocando um pouco de calda em uma colher. Deixe escorrer; se formar uma calda com fio grosso, estará no ponto).

Em uma tigela grande, bata a clara em neve. Acrescente, aos poucos, a calda ainda quente, sem parar  de bater. Bata até engrossar e esfriar. Teste o sabor, se necessário, acrescente o restante do suco de limão.

Montagem: coloque o bolo em um prato ou boleira, espalhe o recheio, as fatias de morango e ponha por cima o outro bolo. Cubra com o marshmallow a lateral do bolo inferior e a superfície do bolo superior. Decore a gosto.

Rendimento: 8 a 10  porções

Sugestão: Prepare o bolo com um dia de antecedência: depois de totalmente frio embrulhe em filme plástico e guarde em lugar fresco e arejado. No dia seguinte coloque o recheio e a cobertura.

Dica: Figos ou pêssegos em calda, escorridos e fatiados, podem ser usados para substituir os morangos. Para o preparo do marshmallow o karo pode ser substituído por ¼ de xícara (50 g) de açúcar.