Bacalhau com feijão fradinho – especial Semana Santa. Não há quem resista a essa combinação de bacalhau com feijão fradinho. Prepará-la é mais fácil do que se imagina e, com este passo a passo, não tem erro mesmo! Depois, é só serví-la quentinha, regada com azeite e acompanhada com molho de pimenta.

Ingredientes:
500 g de bacalhau – deixe-o de molho por 24 horas, na geladeira, trocando a água várias vezes ao dia
1 xícara (180 g) de feijão fradinho cru – deixe-o de molho de um dia para o outro ou por, no mínimo, 6 horas
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
¼ de xícara (50 ml) de azeite de oliva
2 cebolas médias, picadas
1 pimentão vermelho pequeno, sem sementes, picado
2 dentes de alho amassados
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
2 colheres (chá) de cúrcuma ou turmeric (açafrão-da-terra)
3 colheres (chá) de salsinha picada
2 colheres (chá) de coentro picado
1 pitada de pimenta calabresa em flocos
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Azeite de oliva ou azeite de dendê para regar
1 ramo de salsinha para decorar
Molho de pimenta vermelha para servir

Modo de Preparo

Feijão: em uma panela grande, leve ao fogo médio o feijão com 6 xícaras de água, a folha de louro e o sal e cozinhe até ferver. Retire a espuma que se formar na superfície, abaixe o fogo e deixe cozinhar, com a panela tampada, mexendo de vez em quando, por mais 30 minutos ou até os grãos ficarem macios. Escorra e descarte a folha de louro. Reserve.

Bacalhau: retire o bacalhau da geladeira, coloque-o em uma panela funda e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe ferver por 10 minutos. Escorra, mas reserve 1 xícara da água para usar depois. Deixe o bacalhau esfriar um pouco. Remova a pele e as espinhas. Desfie-o em lascas finas e também reserve.

Em uma panela grande, sobre fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola com o pimentão, o alho, o gengibre, a cúrcuma, a salsinha, o coentro e a pimenta, mexendo às vezes, por 5 minutos ou até os ingredientes ficarem macios. Adicione ½ xícara da água reservada e deixe ferver por 1 a 2 minutos. Acrescente o bacalhau, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos ou até o bacalhau ficar macio. Junte o feijão cozido e misture com cuidado. Adicione mais um pouco da água. Tempere com o sal e a pimenta moída. Tampe novamente e deixe ferver, sem mexer, por 7 a 10 minutos até o feijão ficar bem aquecido sem se desmanchar (se necessário acrescente mais água). Retire do fogo e se desejar, regue com azeite de oliva ou azeite de dendê. Sirva enfeitado com salsinha, acompanhado com molho de pimenta vermelha.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: A quantidade de água indicada na receita pode ser alterada a gosto de cada um. Leite de coco pode ser usado no lugar da água.

Dica: O feijão fradinho pode ser preparado com até três dias de antecedência e guardado na geladeira no próprio líquido em que foi cozido. Momentos antes de preparar a receita, traga-o à temperatura ambiente. Usei feijões Black – Eyed Peas.