Arroz com coco e gengibre. Este arroz é excelente como acompanhamento de peixes ou legumes. Ele também pode ser temperado com canela, cravo-da-india, anis-estrelado, limão, etc.

Ingredientes
1 ½ de xícara (200 g) de arroz lavado e bem escorrido
2 ½ xícara (625 ml) de água
½ xícara (125 ml) de leite de coco
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 ½ colher (chá) de sal
¼ de xícara (50g) de coco ralado fresco ou seco (veja a dica)
Fatias de coco fresco ou coco seco ralado para decorar

Modo de Preparo

Em uma panela grande, preferencialmente com fundo grosso. Coloque a água com o leite de coco, o gengibre e o sal. Leve ao fogo moderado e ferva rapidamente. Adicione o arroz e misture. Quando voltar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem mexer, por 15 – 18 minutos ou até o líquido ser absorvido e o arroz ficar macio. Remova a panela do fogo e deixe repousar por 5 – 10. Adicione o coco ralado; misture delicadamente com um garfo grande, somente para o arroz se soltar e ficar envolvido com o coco. Tampe a panela novamente e deixe repousar por mais 5 minutos ou até o momento de servir. Decore a gosto.

Rendimento: 6 porções

Sugestão: Lave bem o arroz sob água corrente, para mover a goma que envolve os graõs e evitar que eles fiquem muito unidos depois de cozidos.

Dica: Para usar coco seco ralado, escolha coco orgânico desidratado e sem açúcar. Para esta receita, usei arroz comum de grãos médios, mas você poderá prepará-la com arroz jasmin ou basmati.

COMPARTILHE
Artigo anteriorAllana Macedo divulga clipe de sua nova música de trabalho.
Próximo artigoUnião Europeia impõe novas sanções à Coreia do Norte
Bia Flores
Bia Flores é uma conhecida escritora da culinária residente em Boca Raton, Flórida, com uma forte apreciação para as receitas e suas histórias. Ela é a autora dos livros “O Mundo Culinário de Bia Flores” e “ Especialidades – Bolos – Biscoitos – Doces”. Bia Flores também escreve colunas de culinária para a mídia brasileira nos Estados Unidos, cujas receitas são muito bem recebidas pelos leitores. Outras receitas de Bia são postadas em seu Website – www.omundoculinario.com – que tem um bom fluxo de visitantes e apresenta, semanalmente, novidades da culinária ao seu público.