6.6 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  4:39
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Abe e Joko concordam em impulsionar cooperação em segurança

Abe e Joko concordam em impulsionar cooperação em segurança. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente da Indonésia, Joko Widodo, concordaram em estabelecer uma reunião de Ministros das Relações Exteriores e de Defesa em Jacarta até ao final do ano.

O objetivo é reforçar a cooperação em matéria de segurança.

Os dois líderes reuniram-se no Palácio de Bogor na noite deste domingo.

Numa aparente referência às crescentes atividades da China no Mar da China Meridional, Abe e Joko reafirmaram a importância do Estado de Direito e da resolução pacífica de conflitos.

Concordaram que as questões relativas ao Mar da China Meridional são questões de interesse para toda a comunidade internacional e estão diretamente ligadas à paz e à estabilidade da região Ásia-Pacífico.

Abe disse que o Japão ajudará a Indonésia a desenvolver as Ilhas Natuna, no Mar da China Meridional.

Indonésia e China estão cada vez mais em desacordo sobre os direitos de pesca perto das ilhas.

Abe disse que vai acelerar as negociações com a Indonésia sobre o pacto para promover a transferência de equipamentos e tecnologias de defesa.

Abe ofereceu expandir o apoio à infra-estrutura na Indonésia, incluindo uma ferrovia de alta velocidade, e aumentar as capacidades de patrulha marítima e medidas antiterrorismo.

Abe e Joko concordaram em trabalhar próximos a administração do próximo presidente norte-americano, Donald Trump, a fim de manter a paz e a estabilidade da região Ásia-Pacífico, em meio à crescente incerteza internacional.

Os dois líderes disseram que trabalharão em conjunto para concluir a Parceria Econômica Global Regional – Regional Comprehensive Economic Partnership (RCEP), com o objetivo de impulsionar o livre comércio.

Após a reunião, Abe e Joko realizaram uma conferência de imprensa conjunta.

Abe disse estar confiante de que a parceria estratégica entre o Japão e a Indonésia é ainda mais sólida e que, como países marítimos, reforçará agressivamente sua cooperação no mar, uma prioridade.

Joko disse que trabalhará com Abe para reforçar a cooperação nos campos político, de segurança, econômico, social e cultural.